Não comece (a mudança) por onde dói mais!

Existe no mundo do desenvolvimento humano uma conhecida ferramenta chamada Roda da Vida.

A roda enumera 12 áreas da vida que devemos considerar na busca pela felicidade.

coaching-pessoal-roda-da-vida
eis a Roda! =D

Eu acredito que se você está lendo esse texto até agora sente que precisa melhorar ou mudar drasticamente pelo menos uma das áreas descritas aí em cima pra ser feliz.

Mas antes de começar a tratar desse assunto, eu quero te pedir uma coisa:

Pára de procurar a felicidade por um instante. Pode ser? 🙂

Admite por alguns minutos que a sua felicidade não depende de nada disso, mas que seria muito legal melhorar sim, afinal, não é isso que fazemos? Buscamos melhorar sempre? =D

Confia em mim, respira fundo, assume que a sua felicidade independe de qualquer coisa além do fato de você existir e continua lendo… Vem comigo! ❤

cuidar-do-templo

Bom, sabendo que você está feliz, mas que deseja de coração que algumas coisas na sua vida estejam melhores do que estão hoje, quero te convidar a pensar comigo.

O que é mais produtivo?

  1. Empregar energia para mudar a parte mais desconfortável e mais travada da sua vida. Ou…
  2. Dedicar-se a melhorar/solucionar aquela que, estando melhor do que está hoje é capaz de te deixar tão mais tranquilo, tão mais em paz que aquela parte que dói mais naturalmente dói menos e “destrava” com mais facilidade?

Em minha experiência pessoal e como life coach já vi dezenas de vidas mudando da água pro vinho super safra maravilhoso escolhido pelo melhor sommelier – haha – apenas melhorando aquilo que parece não ter nada a ver com o que mais nos tira o sono, mas que, no final das contas, tem sim.

As minhas relações familiares, por exemplo, melhoraram absurdamente quando eu empreguei energia suficiente pra transformar minha espiritualidade e inteligência emocional. Coisas que nem nos meus mais insanos sonhos poderia acreditar que aconteceriam dentro da minha família agora são lugar comum. E eu nem posso explicar o quanto isso é maravilhoso! (sente aí a energia,  a minha alegria! tá sentindo?!)

Tem também um caso muito muito lindo de uma coachee que viu sua saúde e seus hábitos naturalmente transformados ao buscar mais prosperidade e realização profissional. Ela tinha feito cirurgia bariátrica, mas sua relação com o trabalho acabava com sua autoestima, então tinha uma imensa dificuldade de consolidar novos hábitos, a vida que ela gostaria de levar.

Então trabalhamos por um tempo em sua carreira – que era uma área que lhe parecia simples e natural que mudasse consideravelmente com a minha ajuda – e eu fiquei com o coração em flor ao perceber que os resultados mais expressivos não necessariamente apareciam em seus projetos, mas em seu sorriso que a cada dia brilhava com mais intensidade.

Sim, a carreira dela melhorou. Mas hoje sempre que nos falamos são os “efeitos colaterais” que fizeram e continuam fazendo real diferença em sua qualidade de vida.

Agora imagina se a gente tivesse se concentrado em seus hábitos que, de tanto tentar e não conseguir mudar, a levaram pra uma cirurgia e, ainda assim, a desafiavam?

Conseguiríamos algum progresso, com certeza! Mas a que custo?

A grande vantagem de sermos uma única “coisa”, de sermos um círculo que conecta todas as “áreas” da vida é essa: A cura de qualquer parte é capaz de curar todo o resto, se você deixar.

Então se você tem passado muito tempo brigando com o que mais te afeta hoje, talvez esteja na hora de olhar pra sua roda da vida e se perguntar: O que eu posso melhorar Hoje com Alegria que pode levar a minha vida exatamente pra onde eu quero estar?

Escolher se ajudar e não se consertar pode ser a diferença entre embarcar numa jornada deliciosa ou num roteiro no melhor estilo “desventuras em série”.

😉

Ah, já ia esquecendo! Sobre acreditar que precisa buscar a felicidade… Me conta: Depois de alguns minutos sentindo o poder que você tem pra viver o que quiser e mudar sua vida com alegria… Você ainda acredita nisso?

 

 

Deixe um comentário

